Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como:
A distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente.
A distância entre o nível de desenvolvimento proximal, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente.
A distância entre o nível de desenvolvimento real e potencial, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento proximal, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.
A distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.