Xote das meninas
quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina quando enjoa da boneca
É sinal que o amor já chegou no coração
[5] Meia comprida, não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão
Ela só quer, só pensa em namorar
Ela só quer, só pensa em namorar
[10] De manhã cedo já está pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao doutô a filha adoentada
Não come nem estuda,
[15] Não dorme, não quer nada
Ela só quer, só pensa em namorar
Ela só quer, só pensa em namorar
Mas o doutô nem examina
Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina
[20] Que o mal é da idade
E que pra tal menina
Não há um só remédio em toda medicina
Ela só quer, só pensa em namorar
Ela só quer, só pensa em namorar
(Luiz Gonzaga)
A construção da tessitura só não lança mão da estratégia de
enumeração de fatos que geraram a necessidade de levar a menina-moça ao “doutô”.
utilização de registro e dialeto adequados à caracterização de regional, que justificam o próprio título da composição.
contextualização dos medos e preocupações que afligem os pais, ao ver que sua “cria” já atingiu o estágio da procriação.
comparação entre a chegada das chuvas no Nordeste, período propício à fertilização, com o abandono da boneca, sinal que a menina segue também o seu curso natural; que é procriar.
repetição de versos com o intuito de desmitificar o tabu das famílias que insistem em não aceitar os ciclos biológicos naturais aos quais todos os seres são submetidos.
Para responder essa questão, é necessário compreender as estratégias utilizadas pelo autor na construção do texto e identificar qual das opções não é empregada. A letra da música 'Xote das meninas' de Luiz Gonzaga descreve de maneira poética como os sinais da chegada da adolescência e do interesse amoroso se manifestam em jovens meninas do sertão. A alternativa correta é a que indica uma estratégia que o texto não utiliza.
Releia o texto e identifique as ações e sentimentos descritos, observando como o autor constrói o perfil da menina e o contexto em que ela está inserida.
Considere o uso de expressões típicas e como elas contribuem para a ambientação regional do texto.
Perceba a função dos versos repetidos e questione qual o seu papel no contexto da obra.
Um erro comum é não identificar corretamente as estratégias utilizadas pelo autor ou confundir a repetição de versos com outros objetivos que não estão presentes no texto.
O entendimento de estratégias textuais como enumeração, utilização de registro e dialeto, contextualização de sentimentos, comparação e repetição é fundamental para a análise de textos. Identificar essas estratégias ajuda a compreender a mensagem do autor e o estilo literário da obra.