UNIPE 2017/1

Xote das meninas

 

quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina quando enjoa da boneca
É sinal que o amor já chegou no coração
[5] Meia comprida, não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir timão

 

Ela só quer, só pensa em namorar
Ela só quer, só pensa em namorar

 

[10] De manhã cedo já está pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao doutô a filha adoentada
Não come nem estuda,
[15] Não dorme, não quer nada

 

Ela só quer, só pensa em namorar
Ela só quer, só pensa em namorar

 

Mas o doutô nem examina
Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina
[20] Que o mal é da idade

E que pra tal menina
Não há um só remédio em toda medicina

 

Ela só quer, só pensa em namorar
Ela só quer, só pensa em namorar

(Luiz Gonzaga)

A construção da tessitura só não lança mão da estratégia de

a

enumeração de fatos que geraram a necessidade de levar a menina-moça ao “doutô”. 

b

utilização de registro e dialeto adequados à caracterização de regional, que justificam o próprio título da composição. 

c

contextualização dos medos e preocupações que afligem os pais, ao ver que sua “cria” já atingiu o estágio da procriação. 

d

comparação entre a chegada das chuvas no Nordeste, período propício à fertilização, com o abandono da boneca, sinal que a menina segue também o seu curso natural; que é procriar.

e

repetição de versos com o intuito de desmitificar o tabu das famílias que insistem em não aceitar os ciclos biológicos naturais aos quais todos os seres são submetidos.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E

Resolução

Para responder essa questão, é necessário compreender as estratégias utilizadas pelo autor na construção do texto e identificar qual das opções não é empregada. A letra da música 'Xote das meninas' de Luiz Gonzaga descreve de maneira poética como os sinais da chegada da adolescência e do interesse amoroso se manifestam em jovens meninas do sertão. A alternativa correta é a que indica uma estratégia que o texto não utiliza.

Dicas

expand_more

Releia o texto e identifique as ações e sentimentos descritos, observando como o autor constrói o perfil da menina e o contexto em que ela está inserida.

Considere o uso de expressões típicas e como elas contribuem para a ambientação regional do texto.

Perceba a função dos versos repetidos e questione qual o seu papel no contexto da obra.

Erros Comuns

expand_more

Um erro comum é não identificar corretamente as estratégias utilizadas pelo autor ou confundir a repetição de versos com outros objetivos que não estão presentes no texto.

Revisão

O entendimento de estratégias textuais como enumeração, utilização de registro e dialeto, contextualização de sentimentos, comparação e repetição é fundamental para a análise de textos. Identificar essas estratégias ajuda a compreender a mensagem do autor e o estilo literário da obra.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar