Vygotsky introduziu a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) em um esforço para lidar com duas questões práticas de psicologia educacional: a avaliação das habilidades cognitivas das crianças e a avaliação das práticas de instrução.
FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de educação, v. 14, p. 273-291, 2001, com adaptações.
Um dos conceitos da psicologia mais discutidos na atualidade, no âmbito da educação, é o de ZDP. No que tange à ZDP, assinale a alternativa correta.
A ZDP estabelece uma janela de aprendizagem, que aponta para um momento ótimo de intervenção do professor.
A tradução do conceito do idioma russo tem sido questionada, uma vez que o termo proximal dá a entender que se trata do desenvolvimento do próximo e não de si mesmo.
A ZDP pode ser definida como a distância existente entre a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento esperada.
No caso de crianças com desenvolvimento atípico, é possível que a ZDP não se manifeste.
A ZDP consolida as teorizações de Vigotski acerca da precedência do desenvolvimento em relação à aprendizagem.