UNIFENAS manhã 2013/2

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconsequente

Que Joana a Louca da Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser a contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d’água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcaloide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mais triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

-Lá sou amigo do rei –

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.

(BANDEIRA – Manuel. Libertinagem, In Poesia Completa e Prosa, Rio, Editora Aguilar, 2ª ed., 1967)

Avalie as seguintes afirmações sobre o texto.
I – Como se sabe, Manuel Bandeira se coloca na primeira fase do Modernismo Brasileiro (Geração de 30). No caso do poema acima, essa filiação é visível, entre outros aspectos, no tom coloquial, ausência de rimas e falta de pontuação.

II- A palavra Pasárgada – nome de uma cidade fundada por Ciro, rei da Persa – significa, segundo o próprio autor, “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”. Independentemente dessas explicações, no poema, tal vocábulo cumpre uma espécie de função mágica, com forte conotação de vago edesconhecido, nomeando uma espécie de verdadeiro éden.

III- A busca de um lugar utópico, ideal, livre de qualquer interdição, pode ser entendida como alternativa de escapismo, reveladora de certa identificação do poema com a estética romântica, em que esse desejo de evasão é característica marcante.

IV- O poema de Bandeira revela e ecos da célebre “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias. Nele, os dvérbios lá e aqui (como o lá e o cá do poeta romântico) contrapõem dois espaços: o do mundo presente, mas fonte de infelicidade, e o mundo almejado, onde inexiste tal sentimento.

V- O desejo de evasão manifestado pelo poeta não se resume ao desejo de outro espaço (Pasárgada), mas também ao de retorno no tempo (infância).

a

todas corretas, sem exceção.

b

todas corretas, com única exceção.

c

todas corretas, exceto III e V.

d

todas corretas, exceto II e IV.

e

todas corretas, exceto I e II.

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B
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