Vivemos um processo de alteração da natureza do direito do trabalho que recebe o nome de “uberização” e que atinge desde motoristas de caminhão até manicures, passando por trabalhadores da tecnologia da informação e representantes de venda. Pode envolver trabalhadores com altos salários, mas também atinge boa parte dos trabalhadores com remuneração baixa.
A respeito deste novo modelo de trabalho e dos desafios que ele coloca à teoria sociológica do trabalho, avalie as afirmativas a seguir.
I. Propõe novos temas para a pesquisa, entre os quais, as modalidades de flexibilização do espaço e do tempo laboral, as novas fronteiras entre vínculo empregatício e trabalho autônomo, entre setores industrial e de serviços, por exemplo.
II. Identifica as características da uberização do trabalho, como a deslocalização das grandes empresas para países ou localidades com regimes fiscais particularmente favoráveis e com baixos custos laborais, entre outras.
III. Avalia os impactos sociais da modernização das relações de trabalho, pautadas na contratação sob demanda, no trabalho intermitente e no pagamento pelo tempo de serviço efetivamente usufruído pelo empregador, por exemplo.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.