"Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos, mas da maioria, é democracia."
(FONTE: Péricles, Oração fúnebre, in Tucidides: A Guerra do Peloponeso, Livro II, 37)
Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram os gregos de outrora. Os nomes de Sócrates, Platão e Aristóteles, no campo da teoria, de Péricles e de Demóstenes na arte da oratória, estão presentes em qualquer estudo erudito que se faça a respeito e mesmo nos mais singelos manuais de divulgação. Entendiam a política como uma ciência superior, determinante de qualquer organização social e com inquestionáveis reflexos sobre a vida dos indivíduos. Sobre a democracia grega, marque a resposta INCORRETA:
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga, na qual “demo” significa povo e “kracia” poder, ou seja, poder do povo.
A noção antiga de democracia grega era bem limitada, pois grande parte da população grega não participava dos destinos públicos, estimando-se que os direitos de cidadania estavam à disposição, no máximo, de 30-40 mil homens, mais ou menos um décimo da população total.
Considerava-se cidadão (thetes) qualquer ateniense maior de 18 anos, independente do sexo e situação social, desde que fosse livre. O objetivo desse sistema político democrático era a participação de todos nos assuntos públicos.
Os escravos, tanto os públicos como os domésticos, os estrangeiros e seus filhos, e as mulheres, independentemente da sua classe social ou origem familiar, ficavam afastados da vida política, não sendo considerados cidadãos na Grécia Antiga.