[...]
Veja como esse mundo é injusto: se toda a riqueza da humanidade fosse dividida igualmente entre as 7,2 bilhões de pessoas, cada um de nós teria um patrimônio de US$ 33.472 (ou quase R\$ 80 mil). Todos possuiriam o suficiente para viver com dignidade e, portanto, não haveria fome, criminalidade, migrações, mendigos, favelas, mortalidade infantil e, possivelmente, nem guerras. Viveríamos em um mundo de paz e prosperidade.
A grande luta política e ideológica que a humanidade deve travar, hoje em dia, é convencer os setores que conseguem sobreviver com dignidade a se unir aos que não conseguem, para combater esse 1% que detém uma quantidade de recursos que, se fosse melhor distribuído, faria do mundo um lugar muito melhor.[...]
BETTO, Frei. Se a classe média acordasse. Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/>. Acesso em: 13 out. 2015.
Em relação ao contexto em que o texto foi construído, é correto inferir que
o objetivo da produção textual é comentar uma revelação em que sobressai a crítica.
a intenção comunicativa propõe-se a apontar regalias das diferentes classes sociais.
a intenção comunicativa é um processo de valorização, que poderia ser expresso com um pedido: ‘Veja e valorize-se!’.
o propósito do autor é fazer com que o leitor perceba a necessidade de adquirir conhecimentos alusivos a vivências pessoais.
a intenção comunicativa põe-se além da mera informação; o texto constitui, na verdade, um pedido, que poderia ser expresso por: ‘Conscientize-se!’.