Vai namorar?
O vinho é uma bebida amiga do amor. Num jantar a dois, seja num restaurante, seja em casa, é preciso fazer as escolhas certas, e a primeira ideia que vem à cabeça é o champanhe ou espumante. Perfeito! Mas existem outras sugestões também sedutoras.
É só pensar um pouco: pratos pesados, como carnes vermelhas e molhos fortes,definitivamente não combinam com namoro. Ainda bem, pois assim estão descartados todos os vinhos encorpados e tânicos (aqueles que amarram a boca – já pensou que desastre?). Sendo assim, ficou bem mais fácil escolher o vinho.
Suzamara Santos. Pequeno livro do vinho, guia para toda hora. Campinas, SP: Verus Editora, 2006, p. 74
Os tipos textuais se definem pelas escolhas lexicais, os aspectos sintáticos, o emprego de tempos verbais, pela sua natureza linguística intrínseca de sua composição, portanto. Levando em consideração as características do texto acima e o suporte em que ele foi veiculado, pode-se afirmar que
trata-se de um texto descritivo, pois orienta um comportamento.
o tipo textual predominante é o narrativo, dadas as ações de agentes no tempo e no espaço.
o texto é dissertativo-argumentativo, pois o objetivo principal é convencer, persuadir.
o texto é expositivo, pois apresenta conceitos e informações.
trata-se de um texto injuntivo, pois está centrado no leitor e as formas verbais incitam à ação.