Usualmente, denomina-se a célula liberada pelas mulheres durante a ovulação de “óvulo”, mas o termo correto é “ovócito secundário”, pois a meiose ainda não foi completada. Sobre o assunto, considere o relato a seguir. Quatorze dias após a última menstruação de Maria, um ovócito secundário foi liberado de um de seus ovários, seguindo pela tuba uterina. Como Maria tivera relação sexual há alguns minutos, havia uma quantidade considerável de espermatozóides no interior da tuba uterina. Considerando que o ovócito e os espermatozóides não apresentam nenhum tipo de alteração morfológica ou genética, assinale a alternativa correta.
Poderia ocorrer fecundação, havendo a fusão dos núcleos diplóides do ovócito secundário e do espermatozóide, formando um zigoto triplóide.
Poderia ocorrer fecundação, formando o zigoto, que iniciaria uma série de divisões mitóticas, denominadas clivagens, para formar um embrião multicelular.
Não ocorreria a fecundação, pois isso só acontece quando óvulo e espermatozóides se encontram no útero.
Não ocorreria fecundação, pois o ovócito secundário não está ainda pronto para receber o espermatozóide.
Poderia ocorrer a fecundação, se o espermatozóide penetrasse completamente no ovócito secundário e seu flagelo fosse a seguir digerido pelos lisossomos do ovócito para a formação do zigoto.