USO DO BIOQUEROSENE EM AVIÕES AJUDARÁ A COMBATER O EFEITO ESTUFA
(Lucas Tolentino)
A aviação comercial brasileira entrou na agenda de adaptação às mudanças climáticas. Com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, ocorreu, na quarta-feira (04/06/2013), o primeiro voo com bioquerosene em território nacional. Ao todo, 83 passageiros estavam a bordo, no trecho entre o Rio de Janeiro e Brasília. Além disso, foi assinada a carta de intenções entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o empresariado, com o objetivo de promover o uso do biocombustível. A iniciativa integra a programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada até a próxima sexta-feira (06/06/2013).
Os voos verdes fazem parte de uma série de medidas de sustentabilidade, adotadas com foco na Copa do Mundo FIFA 2014. Produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar, o bioquerosene será usado em 200 voos operados de uma empresa aérea entre junho e julho. Além da Seleção Brasileira de Futebol, serão transportados, com o biocombustível, os torcedores que saírem do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção às demais cidades-sede do campeonato.
A redução das emissões decorre de uma mistura de 4% de bioquerosene de aviação, produzido a partir de óleo de milho não comestível, proveniente do etanol, o ICO, e de óleos e gorduras residuais, o OGR. Nos 200 voos verdes, a empresa aérea usará cerca de 2 milhões de litros de mistura de bioquerosene. O uso do biocombustível evitará a liberação de 218 toneladas de gás carbônico (CO2), o que representa a absorção de CO2 decorrente de 1.335 árvores da Mata Atlântica.
Disponível em: http://www.mma.gov.br. Adaptado.
Denomina-se energia específica aquela liberada por quilograma do combustível. Sabendo-se que uma mistura com bioquerosene tem energia específica de 42.800 KJ/kg, o que se pode afirmar em comparação ao octano (C8H18), componente da gasolina?
Dados: C = 12g/mol; H = 1g/mol; ΔHcombustão (C8H18) = - 5.471 KJ/mol
A energia específica do octano é maior, liberando aproximadamente 5200 KJ a mais de energia por quilograma de combustível.
A energia específica do octano é menor, liberando aproximadamente 5200 KJ a menos de energia por quilograma de combustível.
A energia específica do octano é maior, liberando aproximadamente 37.330 KJ a mais de energia por quilograma de combustível.
A energia específica do octano é menor, liberando aproximadamente 37.330 KJ a menos de energia por quilograma de combustível.
As energias específicas são aproximadamente equivalentes, o que justifica a escolha de um ou outro para o funcionamento de aeronaves.