Uns Versos
(Adriana Calcanhotto)
Sou sua noite, sou seu quarto
Se você quiser dormir
Eu me despeço
Eu em pedaços
Como um silêncio ao contrário
Enquanto espero
Escrevo uns versos
Depois rasgo
Sou seu fado, sou seu bardo
Se você quiser ouvir
O seu eunuco, o seu soprano
Um seu arauto
Eu sou o sol da sua noite em claro,
Um rádio
Eu sou pelo avesso sua pele
O seu casaco
Se você vai sair
O seu asfalto
Se você vai sair
Eu chovo
Sobre o seu cabelo pelo seu itinerário
Sou eu o seu paradeiro
Em uns versos que eu escrevo
Depois rasgo
[Fonograma de “Público” sincronizado na trilha do filme “Minha vida em suas mãos”, de Maria Zilda Betthlen]. Editora Minha Música.
Na letra da música, composta por Adriana Calcanhotto, a linguagem está no seu estado figurado. A figuração da linguagem anuncia que a palavra possui uma pluralidade de sentidos que lhe confere a condição de polissêmica. Desse modo, analise as afirmativas a seguir sobre as especificidades do texto literário:
I. O texto literário possui, em razão de sua natureza polissêmica, aspectos estéticos pouco relevantes para o leitor crítico, visto que o leitor crítico não coaduna com linguagens figuradas e polifônicas.
II. A primeira estrofe do texto de Calcanhotto vai de encontro, em termos de figuração da linguagem, ao seguinte verso, escrito pelo poeta Manoel de Barros, “Hoje eu desenho o cheiro das árvores.”
III. Na música de Calcanhotto, as palavras, embora estejam grafadas de modo dicionarizado, assumem sentidos que estão para além do dicionário. Esta situação é intencional da compositora.
IV. O texto literário se diferencia do texto não literário, todavia, mesmo com diferenças relevantes, ambos possuem importante função no campo das comunicações humanas.
V. Calcanhotto, ciente de que fazer música é a mesma coisa que fazer um texto dissertativo, demonstra, nos versos de “Uns versos”, que sua preocupação é menos
com o estético e mais com o funcional uso das palavras.
É CORRETO o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
IV e V.