Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar necessita de atenção tanto na parte sensorial do alimento, como às questões higiênico-sanitárias para garantir um alimento seguro em todas as suas etapas de produção. Neste contexto, a RDC n° 63, de 6 de julho de 2000 aprova o Regulamento Técnico para fixar os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral.
Sobre este tema, selecione a afirmativa correta.
Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria: médico, nutricionista, enfermeiro e fisioterapeuta, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional.
Quanto à conservação, recomenda-se que a nutrição enteral não industrializada deve ser administrada em um prazo limite de 96 horas.
A paramentação utilizada na sala de manipulação deve compreender: uniforme constituído de sapato fechado ou botas, avental fechado ou macacão com mangas compridas, decote fechado, gorro ou touca e máscara, constituindo barreira à liberação de partículas (respiração, tosse, espirro, suor, pele e cabelo).
Quanto à infraestrutura física, sabe-se que os sanitários podem ter comunicação direta com a sala de manipulação e armazenamento.
Toda nutrição enteral preparada deve ser conservada em temperatura ambiente.