FUVEST 2021

Uma treinadora de basquete aplica o seguinte sistema de pontuação em seus treinos de arremesso à cesta: cada jogadora recebe 5 pontos por arremesso acertado e perde 2 pontos por arremesso errado. Ao fim de 50 arremessos, uma das jogadoras contabilizou 124 pontos.

 

Qual é a diferença entre as quantidades de arremessos acertados e errados dessa jogadora?

a

12

b

14

c

16

d

18

e

20

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Resposta
B

Resolução

Para resolver esta questão, precisamos montar um sistema de equações lineares com base nas informações fornecidas no enunciado.

Seja \(a\) o número de arremessos acertados e \(e\) o número de arremessos errados.

Sabemos que o total de arremessos é 50. Portanto, a primeira equação é:

\[a + e = 50\]

Também sabemos que cada acerto vale 5 pontos e cada erro retira 2 pontos. A pontuação total foi de 124 pontos. Assim, a segunda equação é:

\[5a - 2e = 124\]

Agora, temos um sistema com duas equações e duas incógnitas:

  1. \(a + e = 50\)
  2. \(5a - 2e = 124\)

Podemos resolver este sistema pelo método da substituição ou da adição. Vamos usar o método da substituição:

1. Isole uma das variáveis na primeira equação. Vamos isolar \(e\):

\[e = 50 - a\]

2. Substitua essa expressão para \(e\) na segunda equação:

\[5a - 2(50 - a) = 124\]

3. Resolva a equação resultante para \(a\):

\[5a - 100 + 2a = 124\]

\[7a - 100 = 124\]

\[7a = 124 + 100\]

\[7a = 224\]

\[a = \frac{224}{7} = 32\]

Portanto, a jogadora acertou 32 arremessos.

4. Agora, encontre o valor de \(e\) usando a expressão que isolamos no passo 1:

\[e = 50 - a = 50 - 32 = 18\]

A jogadora errou 18 arremessos.

5. Verifique se os valores satisfazem a segunda equação:

\[5(32) - 2(18) = 160 - 36 = 124\]

A pontuação está correta.

A pergunta pede a diferença entre as quantidades de arremessos acertados e errados, ou seja, \(a - e\):

\[Diferença = a - e = 32 - 18 = 14\]

A diferença é 14.

Dicas

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Defina duas variáveis: uma para o número de arremessos acertados (\(a\)) e outra para o número de arremessos errados (\(e\)).
Escreva uma equação que represente o número total de arremessos.
Escreva uma segunda equação que represente a pontuação total, considerando os pontos ganhos por acerto e os pontos perdidos por erro.
Resolva o sistema de equações para encontrar \(a\) e \(e\), e então calcule a diferença \(a - e\).

Erros Comuns

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Erro ao montar a equação da pontuação: usar +2e em vez de -2e (ex: 5a + 2e = 124).
Erro de sinal ou de cálculo ao resolver o sistema de equações.
Encontrar o número de acertos (a=32) ou o número de erros (e=18) e esquecer de calcular a diferença (a-e).
Calcular a diferença na ordem errada (e-a = -14) e se confundir com as opções (embora geralmente se peça a diferença em módulo ou o valor positivo).
Erro na interpretação do que é pedido (calcular a soma, por exemplo, em vez da diferença).
Revisão

Para resolver esta questão, é fundamental saber como trabalhar com Sistemas de Equações Lineares do 1º Grau com Duas Incógnitas.

Um sistema desse tipo geralmente se apresenta na forma:

\[ \begin{cases} ax + by = c \\ dx + ey = f \end{cases} \]

Onde \(x\) e \(y\) são as incógnitas, e \(a, b, c, d, e, f\) são coeficientes conhecidos.

Os métodos mais comuns para resolver esses sistemas são:

  • Método da Substituição: Isola-se uma incógnita em uma das equações e substitui-se a expressão encontrada na outra equação.
  • Método da Adição: Multiplicam-se as equações (ou uma delas) por números convenientes de forma que, ao somar as equações membro a membro, uma das incógnitas seja eliminada.

A habilidade de traduzir um problema de linguagem natural para a linguagem matemática, montando as equações corretamente, também é essencial.

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