Uma solução de hipoclorito de sódio com 2,0% a 2,5% de NaClO é conhecida e comercializada sob a designação “água sanitária”. Por ser um produto cuja produção, aparentemente, não requer conhecimentos de química, favorece a produção clandestina. O INMETRO destaca que, com menos cloro ativo do que o definido pela legislação, o consumidor estaria levando praticamente água comum para casa.
Disponível em: -docplayer.com.br/15215570-Avaliacao-do- teor-de-hipoclorito-de-sodio-em-agua-sanitária> (Adaptada) Acesso em: 20 jun. 2018.
Uma empresa de produtos de limpeza comprou um lote de água sanitária, e, para determinar o teor de hipoclorito de sódio, um técnico de química diluiu uma amostra de 20,00 mL dessa solução com água destilada a 200,00 mL. Após adição de excesso de iodeto e ácido, uma alíquota de 40,00 mL dessa solução foi titulada com uma solução aquosa de tiossulfato de sódio (Na₂S₂O₃) padronizada, que tem concentração igual a 8,0 x 10⁻² mol/L, consumindo 30,00 mL do titulante até o ponto final. De acordo com as informações dadas, pode-se inferir que teor de hipoclorito de sódio NaClO (% m/V) na amostra inicial é, aproximadamente, igual a
Dados:
OCl⁻ + 2 I⁻ + 2 H⁺ →Cl─ + I₂ + H2₂O (Excesso de KI)
I₂ + 2 S₂O₃²⁻ →2 I⁻ + S₄O₆²⁻
Massas molares (g/mol): Na = 23; Cl = 35,5; O = 16