ESPM 2017/1

Uma senhora foi ao shopping e gastou a metade do dinheiro que tinha na carteira e pagou R\$ 10,00 de estacionamento. Ao voltar para casa parou numa livraria e comprou um livro que custou a quinta parte do que lhe havia sobrado, ficando com R\$ 88,00. Se ela tivesse ido apenas à livraria e comprado o mesmo livro, ter-lhe-ia restado:

a

R$ 218,00

b

R$ 186,00

c

R$ 154,00

d

R$ 230,00

e

R$ 120,00

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Resposta
A

Resolução

Sejam:

  • R\$ X – dinheiro que a senhora tinha inicialmente.

1. Gastos no shopping

• Ela gasta metade do que tinha: sobra \(\dfrac{X}{2}\).
• Paga estacionamento de R\$ 10,00: sobra \(\dfrac{X}{2}-10\).

2. Compra do livro

O livro custou a quinta parte do que lhe restava:

\[\text{preço do livro}=\frac{1}{5}\left(\frac{X}{2}-10\right).\]

Depois de comprá-lo, ela ficou com R\$ 88,00:

\[\left(\frac{X}{2}-10\right)-\frac{1}{5}\left(\frac{X}{2}-10\right)=88.\]

3. Resolvendo a equação

Ponhamos \(Y=\dfrac{X}{2}-10\). Então:

\[Y-\frac{Y}{5}=88\;\Longrightarrow\;\frac{4Y}{5}=88\;\Longrightarrow\;Y=110.\]

Logo:

\[\frac{X}{2}-10=110\;\Longrightarrow\;\frac{X}{2}=120\;\Longrightarrow\;X=240.\]

4. Situação hipotética (apenas livraria)

Preço do mesmo livro:

\[\text{livro}=\frac{1}{5}\times110=22.\]

Se ela só comprasse o livro:

\[\text{resto}=240-22=218.\]

Resposta: R\$ 218,00 (alternativa A).

Dicas

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Defina uma variável para o dinheiro inicial e acompanhe cada gasto passo a passo.
Ao montar a equação final, lembre-se de que o livro é uma fração do dinheiro que restou depois do estacionamento.
Depois de achar o valor inicial, calcule o preço do livro e simule o cenário alternativo apenas com a livraria.

Erros Comuns

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Ignorar a taxa de estacionamento ao calcular o preço do livro.
Confundir "quinta parte do que restava" com "quinta parte do valor inicial".
Esquecer que o livro é comprado depois do estacionamento, mudando a base de cálculo.
Não voltar ao enunciado para resolver a situação hipotética com o valor encontrado.
Revisão

Equação linear simples: transformar a descrição verbal em sentenças algébricas e resolver para encontrar o valor desconhecido.

Frações de quantias: saber interpretar expressões como “metade”, “quinta parte”.

Sequência de operações: aplicar as operações na ordem correta (gastos sucessivos).

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