Uma relação correta entre as ações de Relações Públicas e o processo de construção da credibilidade e da reputação de uma marca está presente na(s)
ações proativas e reativas que contribuem para que uma empresa alcance a consolidação de sua marca, garantido vantagens competitivas advindas da credibilidade e da reputação da marca.
ações de RP que favorecem a credibilidade de uma marca e devem ser principalmente do tipo proativas, de maneira a garantir a construção de um lastro positivo de imagem junto ao público interno.
atividade de lobby, que exerce fundamental importância na construção da credibilidade e da reputação de uma marca no mercado, uma vez que, nesse caso, o profissional de RP trabalha junto a potenciais públicos formadores de opinião.
maneira como as empresas fazem sua gestão de marca, com foco cada vez maior no relacionamento com funcionários, clientes e fornecedores, e que garante a reputação da marca, sendo esses públicos prioritários para a construção de uma credibilidade e de uma reputação.
ações reativas de RP, que sugerem situações nas quais ocorre um fato ou fenômeno negativo, envolvendo uma organização, e o profissional de RP é acionado para adotar medidas que minimizem os efeitos negativos. É desse processo que advém, no mercado, a construção da credibilidade e da reputação de uma empresa.