Uma rede urbana é um espaço que surge do crescimento do número de cidades e da população que nelas vive e que, com o tempo, se vai hierarquizando em função da influência que as cidades maiores exercem sobre as menores. A esse respeito é CORRETO afirmar que
a existência de uma rede urbana completa parte do princípio de que não é necessária uma intensa urbanização acompanhada por uma industrialização.
países de economia principalmente agrícola apresentam redes urbanas fracas e incompletas, sendo, portanto, a rede urbana característica de países mais desenvolvidos.
ainda não ocorre a presença de uma rede urbana hierarquizada nos países emergentes, como o Brasil, pois os índices de urbanização são muito baixos.
não existe uma regra geral para a hierarquização das cidades e a formação da rede urbana: para poucas pequenas cidades, existem centenas de cidades médias e milhares de metrópoles.
a rede urbana, no espaço brasileiro, apresenta uma hierarquia que permite uma distribuição homogênea dos serviços em todo o território.