Uma Rede de Atenção à Saúde (RAS) possui três elementos fundamentais: uma população; uma estrutura operacional e um modelo de atenção à saúde. O segundo elemento, a Estrutura Operacional, é formado pelos pontos de atenção das redes e pelas ligações materiais e imateriais que integram esses diferentes serviços, e possui cinco componentes. São eles:
Diagnóstico por Imagem, Medicina Nuclear, Medicação, Farmacovigilância e Farmácia Clínica.
Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
Sistema de Transporte em Saúde, Sistema de Acesso Regulado à Atenção, Prontuário Clínico, Sistema de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e Sistema de Assistência Farmacêutica.
Centro de Comunicação, Pontos de Atenção à Saúde Secundários e Terciários, Sistemas de Apoio, Sistemas Logísticos e Sistemas de Governança.
Atenção Primária à Saúde, Unidade Saúde da Família, Hospital de Referência, Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Domiciliar.