Unilago 2017/1

Uma planta de 1,40 m de altura foi cruzada com uma outra de 1,00 m, resultando em todos os descendentes com 1,20 m. A autofecundação dos indivíduos de F1 resultou em 5 classes fenotípicas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre os descendentes obtidos do cruzamento de F1.

a

25,0% de descendentes com 1,10 m. 

b

37,5% de descendentes com 1,10 m. 

c

50,0% de descendentes com 1,20 m. 

d

Maior número de descendentes com 1,10 m do que com 1,30 m. 

e

Maior número de descendentes com 1,20 m do que a soma dos de 1,10 m com os de 1,30 m.

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Resposta
A
Tempo médio
3 min

Resolução

Queremos descobrir qual a proporção de cada classe de altura na F2, obtida pela autofecundação dos heterozigotos F1 (todos com 1,20 m).

1. Identificando o tipo de herança

  • A diferença entre os parentais (P) é de 40 cm (1,40 m − 1,00 m).
  • A F1 fica exatamente no meio (1,20 m), indicando efeito aditivo de alelos sem dominância.
  • Nº de classes fenotípicas na F2 = 5. Para herança quantitativa, vale a fórmula \(2n+1\), onde \(n\) é o número de genes. Logo \(2n+1=5 \Rightarrow n=2\). Dois genes, portanto, controlam o caráter.

2. Atribuindo valores aos alelos

Suponha cada alelo dominante (“A” ou “B”) adicione +10 cm ao comprimento básico de 1,00 m, e cada alelo recessivo (“a” ou “b”) não some nada:

  • Parental alto (1,40 m): AABB (4 alelos aditivos = +40 cm).
  • Parental baixo (1,00 m): aabb (0 alelos aditivos).
  • F1: AaBb (2 alelos aditivos = +20 cm = 1,20 m).

3. Segregação dos genes na F2

Cada gene heterozigoto (Aa ou Bb) produz genótipos em proporção 1 AA : 2 Aa : 1 aa.

Contabilizando o número de alelos dominantes por gene:

GenótipoNº de alelos dominantesProbabilidade
AA21/4
Aa11/2
aa01/4

Somando os dois genes (adição de variáveis independentes) obtemos:

Total de alelos dominantesAltura (m)Probabilidade
01,001/16 = 6,25 %
11,104/16 = 25,0 %
21,206/16 = 37,5 %
31,304/16 = 25,0 %
41,401/16 = 6,25 %

4. Analisando as alternativas

A composição de 1,10 m ("1 alelo dominante") corresponde a 25 % dos descendentes. Logo, a afirmação correta é:

A – 25,0 % de descendentes com 1,10 m.

Dicas

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Conte quantos genes participam usando 2n+1 = número de classes (5).
Cada alelo dominante adiciona 10 cm: monte todas as combinações possíveis e suas probabilidades.
Compare as frequências obtidas com as alternativas.

Erros Comuns

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Confundir a classe de 37,5 % (1,20 m) com 1,10 m.
Achar que a distribuição seria 1:2:1 (três classes) como num único gene com dominância incompleta.
Esquecer de converter número de alelos dominantes em altura concreta.
Revisão

Conceitos-chave

  • Herança quantitativa (poligênica): um caráter é controlado por vários genes, cada alelo contribuindo de forma aditiva ao fenótipo, sem dominância completa.
  • Fórmula 2n+1: número de classes fenotípicas esperadas na F2; permite estimar quantos genes participam.
  • Probabilidade mendeliana: para dois genes independentes, os genótipos segregam em proporções 1:2:1 em cada locus, podendo ser combinados pela regra do produto.
  • Distribuição binomial: soma das contribuições dos genes gera uma distribuição de frequências (0, 1, 2, 3, 4 alelos dominantes) semelhante a um triângulo.
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