Uma pessoa eleva uma pedra como ilustrado nas figuras abaixo. Na primeira situação (FIGURA 1), a pedra está abaixo da superfície da água, e, na segunda (FIGURA 2), a pedra encontra-se acima da superfície da água. A pessoa percebe uma diferença na intensidade da força que precisa exercer para sustentar a pedra em ambas as situações. Na situação 1, ela precisa exercer uma força de intensidade menor que a intensidade necessária para sustentar a pedra na situação 2.
Marque a opção que explica CORRETAMENTE este fato.
Dentro da água, a pedra está sujeita apenas ao seu peso e à força que a pessoa faz sobre ela que, por serem iguais, se anulam.
Dentro da água, a pessoa tem de fazer uma força cujo módulo é apenas a diferença entre o peso da pedra, vertical para baixo, e o empuxo, força vertical para cima aplicada pela água sobre a pedra.
Tanto fora quanto dentro da água, a pessoa tem de fazer uma força vertical para cima de módulo igual ao peso da própria pedra.
Quando a pedra sai totalmente de dentro da água, seu o peso fica maior que quando ela está dentro da água.
Permanecendo totalmente submersa, quanto mais perto da superfície da água, menor vai ficando o empuxo da água sobre a pedra.