Uma massa de ar pode ser descrita como uma porção individualizada da atmosfera quanto às suas características ou qualidades. Abrange uma grande extensão horizontal, apresentando espessura bem desenvolvida. Sobre a atuação de massas de ar no Brasil, assinale a alternativa correta em sua totalidade.
No Brasil, atuam quatro massas de ar: três quentes e uma fria. Das massas de ar quente, duas são secas – uma se forma na região equatorial e outra na região próxima dos trópicos – e uma é úmida. A única massa de ar frio que atua no país é fria e úmida.
Na região da Floresta Amazônica, podemos perceber a formação de uma massa de ar quente e seca. É a Massa Tropical Continental, que atua, principalmente, no norte, nordeste e centro-oeste do país.
A Massa Tropical Atlântica (mTa) forma-se em latitudes médias no Atlântico e chega quente e seca ao litoral brasileiro – principalmente no nordeste e sudeste.
De todas as massas de ar que atingem o Brasil, apenas uma é fria. Se trata da Massa Polar Atlântica (mPa, fria e úmida), que atua com força, principalmente, no inverno da região sul e sudeste.
Por ser um país tropical – com seu território amplamente inserido em regiões quentes do planeta Terra – nenhuma massa de ar polar atua em solo brasileiro.