ENEM 2021 segunda aplicação

    Uma informação genética (um fragmento de DNA) pode ser inserida numa outra molécula de DNA diferente, como em vetores de clonagem molecular, que são os responsáveis por transportar o fragmento de DNA para dentro de uma célula hospedeira. Por essa biotecnologia, podemos, por exemplo, produzir insulina humana em bactérias. Nesse caso, o fragmento do DNA (gene da insulina) será transcrito e, posteriormente, traduzido na sequência de aminoácidos da insulina humana dentro da bactéria.

LOPES, D. S.A. et al. A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 10, n. 1, 2012 (adaptado).

 

De onde podem ser retirados esses fragmentos de DNA?

a

Núcleo.

b

Ribossomo.

c

Citoplasma.

d

Complexo golgiense.

e

Retículo endoplasmático rugoso.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo da solução:

  1. Compreensão do enunciado: O texto descreve a tecnologia do DNA recombinante, onde um fragmento de DNA (gene) de um organismo (no exemplo, o gene da insulina humana) é inserido em um vetor e depois em uma célula hospedeira (bactéria) para produzir a proteína correspondente (insulina humana).
  2. Identificação da pergunta: A questão pergunta especificamente sobre a origem do fragmento de DNA que é inserido, ou seja, de onde o gene da insulina humana é retirado.
  3. Análise do contexto: O objetivo é produzir *insulina humana*. Portanto, o gene (fragmento de DNA) que codifica essa proteína deve ser obtido de uma célula humana.
  4. Conhecimento de Biologia Celular: Células humanas são eucarióticas. Em células eucarióticas, a maior parte do material genético (DNA), organizado em cromossomos, está localizada dentro de uma organela específica.
  5. Localização do DNA em eucariotos: A principal estrutura que armazena o DNA genômico em células eucarióticas é o núcleo. Embora as mitocôndrias também contenham DNA, os genes nucleares, como o da insulina, estão nos cromossomos dentro do núcleo.
  6. Conclusão: Para obter o gene da insulina humana, é necessário extrair o DNA do núcleo de uma célula humana.
  7. Seleção da alternativa correta: Com base na localização do DNA genômico em células humanas, a alternativa correta é a que indica o núcleo como a fonte do fragmento de DNA.

Resposta final: O fragmento de DNA contendo o gene da insulina humana é retirado do núcleo das células humanas.

Dicas

expand_more
A questão busca a fonte original do gene para a insulina *humana*.
Lembre-se da estrutura básica de uma célula eucariótica, como a humana.
Qual organela é conhecida por conter os cromossomos e a maior parte do DNA em eucariotos?

Erros Comuns

expand_more
Confundir a localização do DNA na célula hospedeira (bactéria, no citoplasma) com a localização do DNA na célula de origem do gene (humana, no núcleo).
Associar organelas envolvidas na expressão gênica (ribossomos, RER, Golgi) com o armazenamento da informação genética original (DNA no núcleo).
Não saber ou esquecer que a principal localização do material genético em células eucarióticas (como as humanas) é o núcleo.
Pensar que, como o processo final ocorre na bactéria, o DNA viria de alguma estrutura bacteriana relacionada à síntese proteica.
Revisão

Revisão de Conceitos Essenciais

  • Célula Eucariótica: Células que possuem um núcleo definido por uma membrana (carioteca), onde se localiza a maior parte do material genético (DNA), e diversas organelas citoplasmáticas membranosas. Células humanas são eucarióticas.
  • Núcleo Celular: Organela presente em células eucarióticas que contém os cromossomos (DNA associado a proteínas). É o centro de controle da célula, pois armazena a informação genética e controla a síntese de proteínas.
  • DNA (Ácido Desoxirribonucleico): Molécula que carrega a informação genética dos organismos. Em eucariotos, está majoritariamente no núcleo.
  • Gene: Segmento específico de DNA que contém as instruções para a produção de uma molécula funcional, geralmente uma proteína (como a insulina) ou um RNA.
  • Tecnologia do DNA Recombinante: Conjunto de técnicas que permite manipular o DNA, combinando fragmentos de diferentes origens. É usada para clonar genes e produzir proteínas de interesse em organismos hospedeiros (como bactérias produzindo insulina humana).
  • Outras Organelas e suas Funções:
    • Ribossomos: Responsáveis pela síntese de proteínas (tradução do RNA mensageiro). Não armazenam DNA.
    • Citoplasma: Região da célula entre o núcleo e a membrana plasmática. Contém o citosol e as organelas. Em eucariotos, possui DNA apenas nas mitocôndrias (e cloroplastos em plantas), mas o genoma principal está no núcleo.
    • Complexo Golgiense: Modifica, seleciona e empacota proteínas e lipídios. Não contém DNA.
    • Retículo Endoplasmático Rugoso (RER): Possui ribossomos aderidos e participa da síntese e modificação de proteínas. Não armazena DNA.
45%
Taxa de acerto
13.1
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar