Uma ideia e um aparelho simples devem, em breve, ajudar a salvar vidas de recém-nascidos. Idealizados pelo mecânico argentino JorgeOdón, o dispositivo que leva seu sobrenome desentala um bebê preso no canal vaginal - e, por mais inusitado que pareça, foi criado com base em técnica usada para remover rolhas de dentro de garrafas. O aparelho consiste em uma bolsa plástica inserida em uma proteção feita do mesmo material e que envolve a cabeça da criança. Estando o dispositivo devidamente posicionado, a bolsa é inflada para aderir à cabeça do bebê e ser puxada aos poucos, de forma a não machucá-lo. O método de Odón deve substituir outros já arcaicos, como o de fórceps e o de tubos de sucção, os quais, se usados por mãos maltreinadas, podem compremeter a vida do bebê, o que, segundo especialistas, não deve acontecer com o novo equipamento.
Segundo o The New Times, a ideia recebeu apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e já até licenciada por uma empresa norte-americana de tecnologia médica. Não se sabe quando o equipamento começará a ser porduzido nem o preço a ser cobrado, mas presume-se que ele não passará de 50 dólares, com redução do preço em países mais pobres.
GUSMÃO, G. Aparelho deve facilitar partos em situações de emergência. Disponível em: .Acesso em: 18 nov. 2013 (adaptado).
Com relação ao texto acima, avalie as afirmações a seguir
I. A ultilização do método de Odón poderá reduzir a taxa de mortalidade de crianças ao nascer, mesmo em países pobres.
II. Por ser uma variante dos tubos de sucção, o aparelho desenvolvido por Odón é resultado de aperfeiçoamento de equipamentos de parto.
III. Por seu uso simples, o dispositivo de Ódon tem grande potencial de ser usado em países onde o parto é usualmente realizado por pateiras.
IV. A possibilidade de, em países mais pobres, reduzir-se o preço do aparelho idealizado por Odón evidencia preocupação coma responsabilidade social.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.