UNIFUNEC 2022

Uma escola funciona nos períodos matutino e vespertino. No período matutino 40% dos 650 alunos usam óculos e, no período vespertino, 24% dos alunos usam óculos.

 

Se o total de alunos nessa escola que usam óculos é 398, o total de alunos do período vespertino é

a

580.

b

590.

c

585.

d

595.

e

575.

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Resposta
E

Resolução

Dados do problema

  • Número de alunos do período matutino: \(650\).
  • Percentual de alunos do matutino que usam óculos: \(40\%\).
  • Percentual de alunos do período vespertino (quantidade desconhecida \(x\)) que usam óculos: \(24\%\).
  • Total de alunos que usam óculos na escola: \(398\).

1. Alunos com óculos no período matutino

\[ 40\% \text{ de } 650 = 0{,}40 \times 650 = 260 \text{ alunos} \]

2. Alunos com óculos no período vespertino

Se o número total de alunos do vespertino é \(x\), então

\[ 24\% \text{ de } x = 0{,}24x \text{ alunos} \]

3. Montando a equação

Total de usuários de óculos = matutino + vespertino

\[ 260 + 0{,}24x = 398 \]

4. Resolvendo a equação

\[ 0{,}24x = 398 - 260 \Rightarrow 0{,}24x = 138 \]

\[ x = \frac{138}{0{,}24} \]

Convertendo a fração decimal:

\[ 0{,}24 = \frac{24}{100} \Rightarrow x = 138 \times \frac{100}{24} = 138 \times \frac{25}{6} \]

\[ 138 \div 6 = 23 \quad \Rightarrow \quad x = 23 \times 25 = 575 \]

5. Resposta

O total de alunos do período vespertino é 575.

Alternativa correta: E.

Dicas

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Calcule quantos alunos do matutino usam óculos.
Monte uma expressão para o número de alunos com óculos no vespertino usando a incógnita.
Iguale a soma ao total de 398 e resolva a equação.

Erros Comuns

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Usar 650 como total geral da escola e não apenas do matutino.
Esquecer de transformar a porcentagem em decimal (usar 40 em vez de 0,40).
Somar os percentuais (40 % + 24 %) em vez de calcular quantidades totais.
Arredondar prematuramente 0,24 ou 138, gerando erros como 580 ou 590.
Revisão

Porcentagem: expressa uma razão em relação a 100. Para calcular \(p\%\) de um número \(N\), multiplica-se \(N\) por \(\frac{p}{100}\) (ou \(0,p\)).

Equação do 1º grau: igualdade envolvendo a incógnita em que a maior potência é 1. Basta isolar a incógnita aplicando operações inversas.

Regra de três simples: útil para transformar porcentagem em valor absoluto — porém, aqui, substituir diretamente por multiplicação é mais rápido.

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