Uma das vantagens do uso de corrente alternada em nossas residências é a capacidade de transformar sua voltagem de acordo com a necessidade de cada instrumento. A figura mostra, de maneira simplificada, o esquema de um transformador de voltagem. Esse dispositivo é formado basicamente de duas bobinas feitas com fios de cobre revestidos por um esmalte isolante, dispostas uma ao lado da outra. A primeira bobina é chamada de primário e recebe a corrente alternada da rede elétrica domiciliar (220 V, por exemplo). A segunda recebe o nomede secundário e nela será gerada uma voltagem pré-determinada (9 V, por exemplo). O valor da voltagem de saída do transformador depende de parâmetros de construção do equipamento.
Qual é a característica física da corrente alternada que possibilita a transformação de voltagem nos aparelhos transformadores?
O campo elétrico alternado criado na bobina do primário é detectado pela bobina do secundário, induzindo em seus terminais uma voltagem alternada.
A corrente alternada gera no primário um campo magnético de intensidade alternada, que, por sua vez, cria uma corrente elétrica alternada na bobina do secundário.
A proximidade da bobina do secundário gera uma queda na voltagem nos terminais do primário, que, por sua vez, é captada pela bobina do secundário por indução elétrica.
A resistência elétrica das bobinas altera de valor com a passagem da corrente alternada, de forma que a bobina do secundário é ajustada para o valor de voltagem desejado.
A corrente alternada apresenta vários valores da voltagem em um período de oscilação, de forma que a bobina do secundário é ajustada para selecionar apenas o valor desejado.