Uma das tradições da Sociologia é buscar compreender as relações sociais no mundo do trabalho, procurando investigar a organização e gestão desse processo, os impactos das tecnologias aplicadas à produção de mercadorias nessas relações de trabalho, entre inúmeros outros temas. Considerando os modelos de organização do processo produtivo, predominantes na economia capitalista em fins do século XIX e ao longo do século XX, analise e assinale as colunas correspondentes com as suas respectivas características.
1) Taylorismo
2) Fordismo
3) Toyotismo
( ) Sistema de produção em massa, centrado no conceito de linha de montagem, no qual os produtos são transportados dentro da fábrica, através das estações de trabalho, reduzindo o tempo de movimentação dos operários na busca de ferramentas e peças, aumentando a velocidade e ritmo de produção, de maneira padronizada e econômica.
( ) Também conhecido como modelo japonês, baseia-se na flexibilidade dos processos de trabalho e dos mercados de trabalho, além de diversificação dos produtos e padrões de consumo.
( ) Modelo que conta com o uso da informática na automação industrial, da técnica just in time para melhor aproveitamento do tempo de produção, incluindo transporte, controle de qualidade e estoque.
( ) Modelo que propôs a separação entre concepção e execução do processo de trabalho, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional. Assim, a gerência científica concebe produtos e tarefas, enquanto os trabalhadores apenas executam o planejamento.
A sequência CORRETA é
1, 3, 2, 3.
2, 1, 2, 3.
2, 3, 3, 1.
3, 2, 3, 1.