ENEM 2017 libras

    Uma das principais provas de velocidade do atletismo é a prova dos 400 metros rasos. No Campeonato Mundial de Sevilha, em 1999, o atleta Michael Johnson venceu essa prova, com a marca de 43,18 segundos.


Esse tempo, em segundo, escrito em notação científica é

a

0,4318 × 102

b

4,318 × 101

c

43,18 × 100

d

431,8 × 10-1

e

4318 × 10-2

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Resposta
B
Tempo médio
53 s

Resolução

A questão pede para escrever o tempo de 43,18 segundos em notação científica.

O que é notação científica?

Notação científica é uma forma de escrever números muito grandes ou muito pequenos de maneira compacta. Um número em notação científica é expresso como o produto de dois fatores:

  1. Um número decimal \(a\) (chamado de mantissa ou coeficiente) tal que \(1 \le |a| < 10\).
  2. Uma potência de 10 (\(10^n\)), onde \(n\) é um número inteiro (chamado de expoente ou ordem de grandeza).

A forma geral é \(a \times 10^n\).

Passo a passo para converter 43,18 para notação científica:

  1. Identificar o número: O número dado é 43,18.
  2. Ajustar a mantissa (\(a\)): Precisamos mover a vírgula decimal para que haja apenas um dígito diferente de zero à esquerda da vírgula. No número 43,18, a vírgula está entre o 3 e o 1. Para satisfazer a condição \(1 \le |a| < 10\), devemos mover a vírgula uma posição para a esquerda, resultando em 4,318.
    Original: 43,18
    Nova posição da vírgula: 4,318
  3. Determinar o expoente (\(n\)): O expoente \(n\) corresponde ao número de posições que a vírgula foi movida.
    • Se a vírgula foi movida para a esquerda, o expoente é positivo.
    • Se a vírgula foi movida para a direita, o expoente é negativo.
    Neste caso, movemos a vírgula 1 posição para a esquerda. Portanto, o expoente \(n\) é +1, ou simplesmente 1.
  4. Escrever o número em notação científica: Combinando a mantissa e a potência de 10, temos: \[4,318 \times 10^1\]

Portanto, o tempo 43,18 segundos escrito em notação científica é \(4,318 \times 10^1\).

Comparando com as opções fornecidas:

  • A: 0,4318 × 102 (Incorreto, pois 0,4318 não está entre 1 e 10)
  • B: 4,318 × 101 (Correto)
  • C: 43,18 × 100 (Incorreto, pois 43,18 não está entre 1 e 10)
  • D: 431,8 × 10-1 (Incorreto, pois 431,8 não está entre 1 e 10)
  • E: 4318 × 10-2 (Incorreto, pois 4318 não está entre 1 e 10)

A alternativa correta é a B.

Dicas

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Lembre-se da definição formal de notação científica: \(a \times 10^n\).
Qual é a condição que o coeficiente \(a\) deve satisfazer?
Quantas casas e em que direção você precisa mover a vírgula em 43,18 para que o número resultante esteja entre 1 e 10?

Erros Comuns

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Esquecer a regra de que o coeficiente (mantissa) \(a\) deve estar no intervalo \(1 \le |a| < 10\). Todas as opções A, C, D e E representam o número 43,18, mas não estão na forma padrão da notação científica devido ao coeficiente fora do intervalo exigido.
Errar no cálculo do expoente \(n\) ao mover a vírgula decimal.
Confundir o sinal do expoente (positivo para movimentos da vírgula à esquerda, negativo para movimentos à direita).
Revisão

Notação Científica

Notação científica é uma maneira padronizada de escrever números, especialmente útil para valores muito grandes ou muito pequenos. A forma geral é \(a \times 10^n\), onde:

  • \(a\) é chamado de coeficiente ou mantissa. É um número real tal que \(1 \le |a| < 10\). Isso significa que \(a\) deve ter exatamente um dígito não nulo antes da vírgula decimal.
  • \(n\) é um número inteiro (positivo, negativo ou zero), chamado de expoente ou ordem de grandeza.

Exemplos:

  • O número 5800 pode ser escrito como \(5,8 \times 10^3\). (Movemos a vírgula 3 casas para a esquerda).
  • O número 0,00025 pode ser escrito como \(2,5 \times 10^{-4}\). (Movemos a vírgula 4 casas para a direita).

Para converter um número para notação científica, ajusta-se a posição da vírgula decimal para obter o coeficiente \(a\) no intervalo correto e determina-se o expoente \(n\) contando o número de casas que a vírgula foi deslocada (positivo se para a esquerda, negativo se para a direita).

20%
Taxa de acerto
7.8
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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