Uma das músicas que fez o cantor e compositor brasileiro Raul Santos Seixas ganhar notoriedade crítica e de público foi “Metamorfose Ambulante”. Através do seu estilo musical peculiar era visto como “contestador e místico” e idealizador de uma “Sociedade Alternativa”.
A palavra metamorfose é utilizada repetitivamente na letra da música e remete a “transformação”.
No contexto entomológico, a afirmação que contém informações inconsistentes a respeito da palavra metamorfose é:
Em geral, os insetos holometábolos são muito desiguais do ponto de vista morfológico nos estágios imaturo e adulto e, frequentemente, vivem em habitats diferentes e possuem hábitos distintos.
Na metamorfose incompleta, as asas, quando presentes, desenvolvem-se externamente durante os estágios imaturos e não existe um estágio quiescente precedendo a última muda.
A maioria dos insetos hemimetábolos altera sua forma durante o desenvolvimento pós-embrionário, o que resulta em diferentes instares larvais, a exemplo do que ocorre com os carrapatos.
Os insetos com metamorfose completa compartilham a inovação evolutiva de um estágio de repouso ou pupa, no qual se concentra o desenvolvimento das grandes diferenças estruturais entre os estágios larval e adulto.
Na metamorfose incompleta, as ninfas assemelham-se ao adulto, exceto quanto ao tamanho, grau de desenvolvimento das asas (quando presentes) e aparelho reprodutor.