Uma das consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o fim de regimes monárquicos na Europa Centro-Oriental. No caso da Alemanha, o fim da Monarquia ocorreu com o exílio do imperador Guilherme II e a proclamação de um regime republicano liberal de transição, liderada pelos membros do Partido SocialDemocrata Alemão, em 9 de novembro de 1918. Nove meses após a proclamação da República, em 11 de agosto de 1919, o então presidente Friedrich Ebert assinou a Constituição que forneceu os estatutos jurídicos do novo regime, o qual ficou conhecido pelo nome de República de Weimar (nome da cidade onde a Constituição fora elaborada e promulgada).
Sobre a República de Weimar, analise as afirmativas a seguir:
I. A República de Weimar, em seus primeiros quatro anos de existência, sofreu com a instabilidade política, tendo que enfrentar tentativas de golpes de Estado, como as lideradas pelo general Walther von Lütwitz (março de 1920) e pelo Partido NacionalSocialista dos Trabalhadores Alemães (novembro de 1923).
II. A República de Weimar tinha o dever de cumprir as cláusulas econômicas do Tratado de Versalhes, que estipulavam pesadas indenizações a serem pagas às potências vencedoras da Entente.
III. A República de Weimar foi responsável pelo ingresso da Alemanha na Liga das Nações, em 1926.
IV.A República de Weimar foi beneficiada com o Plano Dawes, em 1924, pelo qual bancos norteamericanos emprestariam dinheiro ao governo alemão para o pagamento das indenizações de guerra.
V. A República de Weimar foi marcada por um renascimento cultural, com introdução de novos ambientes de sociabilidade (cabarés), novo tipo de música (jazz), novos tipos de arquitetura e de arte visual foram ensinados em escolas experimentais, como a Bauhaus.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I, II e V estão incorretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.