Uma das classificações climáticas mais usadas no Brasil é a que identifica seis grandes tipos de clima em seu território: o equatorial, o tropical, o tropical úmido, o tropical semiárido, o tropical de altitude e o subtropical.
(ALMEIDA, 2009, p. 152).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os climas brasileiros, é correto afirmar:
O clima equatorial é predominante na região amazônica, graças à ação dos ventos alísios e da massa equatorial atlântica (Ea), que atuam, principalmente, a oeste, enquanto a massa equatorial continental (Ec) domina a porção leste.
A cidade de Salvador, na Bahia, é dominada pelo clima tropical úmido e a ação da massa de ar tropical atlântica (Ta) é responsável pelas altas temperaturas e pela forte umidade, durante a maior parte do ano.
O clima tropical de altitude é característico das áreas mais elevadas dos planaltos e serras da região Nordeste, como ocorre no planalto da Borborema e nas Chapadas de Apodi e Araripe.
O clima tropical semiárido é predominante na Depressão Sertaneja, mesmo com a facilidade de penetração das massas de ar úmidas (tropical atlântica, equatorial continental e atlântica) na região.
O clima subtropical ocorre no Brasil ao sul do trópico de Câncer, compreendendo, assim, os estados da região sul e todo Estado de São Paulo, onde a massa polar atlântica (Pa) age com grande intensidade.