ENEM 2014

Uma criança deseja criar um triângulo utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados dos triângulos deve ter comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características.


A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é

a

3.

b

5.

c

6.

d

8.

e

10.

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Resposta
A
Tempo médio
2 min

Resolução

Passo a Passo para a Solução:

  1. Entender as Condições: O problema pede para formar triângulos usando exatamente 17 palitos de fósforo de mesmo comprimento. Isso significa que o perímetro do triângulo deve ser 17. Sejam \(a, b, c\) os comprimentos dos lados do triângulo (medidos em número de palitos). Temos que \(a, b, c\) são inteiros positivos e \(a + b + c = 17\).
  2. Condição Adicional: É dado que pelo menos um dos lados deve ter comprimento exatamente 6 palitos. Vamos assumir que \(a = 6\).
  3. Encontrar os Outros Lados: Se \(a = 6\), então \(6 + b + c = 17\), o que implica \(b + c = 17 - 6 = 11\). Precisamos encontrar pares de inteiros positivos \((b, c)\) que somam 11.
  4. Listar Possibilidades: Os pares de inteiros positivos \((b, c)\) cuja soma é 11 são: (1, 10), (2, 9), (3, 8), (4, 7), (5, 6). Note que pares como (6, 5), (7, 4), etc., representam os mesmos triângulos (apenas com os lados \(b\) e \(c\) trocados), então só precisamos considerar os pares onde \(b \le c\) para evitar contar triângulos congruentes duas vezes.
  5. Aplicar a Desigualdade Triangular: Para que três comprimentos \(a, b, c\) formem um triângulo, a soma de quaisquer dois lados deve ser maior que o terceiro lado. No nosso caso, com \(a = 6\), as condições são:
    • \(a + b > c \Rightarrow 6 + b > c\)
    • \(a + c > b \Rightarrow 6 + c > b\)
    • \(b + c > a \Rightarrow 11 > 6\) (Esta é sempre verdadeira)
    Vamos testar cada par \((b, c)\) encontrado:
    • Par (1, 10): Lados (6, 1, 10). Teste: \(6 + 1 > 10\)? \(7 > 10\) (Falso). Não forma triângulo.
    • Par (2, 9): Lados (6, 2, 9). Teste: \(6 + 2 > 9\)? \(8 > 9\) (Falso). Não forma triângulo.
    • Par (3, 8): Lados (6, 3, 8). Teste: \(6 + 3 > 8\)? \(9 > 8\) (Verdadeiro). As outras desigualdades (\(6+8>3\) e \(3+8>6\)) também são verdadeiras. Forma um triângulo.
    • Par (4, 7): Lados (6, 4, 7). Teste: \(6 + 4 > 7\)? \(10 > 7\) (Verdadeiro). As outras desigualdades (\(6+7>4\) e \(4+7>6\)) também são verdadeiras. Forma um triângulo.
    • Par (5, 6): Lados (6, 5, 6). Teste: \(6 + 5 > 6\)? \(11 > 6\) (Verdadeiro). As outras desigualdades (\(6+6>5\)) também são verdadeiras. Forma um triângulo (isósceles).
  6. Contar os Triângulos Válidos: Os conjuntos de lados que formam triângulos válidos e satisfazem todas as condições são {6, 3, 8}, {6, 4, 7} e {6, 5, 6}. Estes representam triângulos não congruentes entre si.
  7. Conclusão: Existem exatamente 3 triângulos não congruentes que podem ser construídos de acordo com as regras dadas.

Dicas

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Lembre-se que a soma dos comprimentos dos três lados (a, b, c) deve ser igual ao número total de palitos (17).
Se um lado mede 6 palitos, qual a soma dos comprimentos dos outros dois lados?
Para formar um triângulo, a soma dos comprimentos de quaisquer dois lados deve ser maior que o comprimento do terceiro lado. Verifique essa condição para cada possibilidade.

Erros Comuns

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Esquecer de aplicar a desigualdade triangular.
Contar todas as partições de 11 em duas partes inteiras (1+10, 2+9, 3+8, 4+7, 5+6) sem verificar a desigualdade triangular, levando à resposta 5 (opção B).
Contar triângulos congruentes como distintos (por exemplo, considerar {6, 5, 6} e {6, 6, 5} como dois triângulos diferentes).
Erro de cálculo na soma dos lados restantes (b + c = 11).
Interpretar mal a condição "pelo menos um dos lados [...] deve ter comprimento de exatamente 6 palitos".
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Perímetro de um Triângulo: É a soma dos comprimentos dos seus três lados. No problema, o perímetro é fixado em 17 palitos.
  • Desigualdade Triangular: Para que três segmentos de reta de comprimentos \(a, b, c\) possam formar um triângulo, a soma dos comprimentos de quaisquer dois lados deve ser estritamente maior que o comprimento do terceiro lado. Ou seja, \(a + b > c\), \(a + c > b\), e \(b + c > a\).
  • Triângulos Congruentes: Dois triângulos são congruentes se seus lados correspondentes têm os mesmos comprimentos e seus ângulos correspondentes têm as mesmas medidas. No contexto do problema, triângulos com o mesmo conjunto de comprimentos de lados são considerados congruentes (por exemplo, um triângulo com lados 6, 5, 6 é congruente a um triângulo com lados 6, 6, 5). A questão pede o número de triângulos *não congruentes*, ou seja, com conjuntos de lados distintos.
34%
Taxa de acerto
2.9
Média de pontos TRI
Habilidade

Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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