Uma bacia hidrográfica corresponde a uma área da superfície terrestre com um sistema de drenagem envolvendo o rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil, pelo fato de possuir um extenso território, apresenta condições privilegiadas quantos aos recursos hídricos relacionados à disponibilidade de água-doce no planeta.
Analise o quadro a seguir, que apresenta aspectos que caracterizam algumas bacias hidrográficas brasileiras, a saber:
I. Constitui um importante eixo de ligação entre as regiões Sudeste e Nordeste. Apresenta grande potencial hidrelétrico, destacando-se, entre outras, a hidrelétrica de Sobradinho. Possui regime tropical, com cheias no verão e trechos navegáveis a exemplo de Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). É a segunda maior bacia totalmente brasileira.
II. Bacia brasileira que compreende o conjunto da bacia Platina. Apresenta rios de planaltos e encachoeirados. Possui o maior potencial hidroelétrico instalado no país. Destaque para a hidrelétrica binacional de Itaipu. No aspecto histórico sobressai o papel exercido pelo rio Tietê, como rota seguida pelos bandeirantes paulistas.
III. Compreende a maior bacia exclusivamente brasileira em área drenada. No setor energético destaca-se a hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará. Outro destaque desta bacia é a ilha de Bananal (maior ilha fluvial do mundo). Suas águas drenam importantes áreas agropastoris, principalmente na porção central do Brasil.
Com base nos dados fornecidos no quadro acima, assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, a correta sequência das bacias hidrográficas brasileiras representadas pelos algarismos I, II e III.
Bacia do Amapá, Bacia do Paraguai e Bacia do rio Paraná.
Bacia do Tocantins-Araguaia, do Rio Paraíba do Sul e Bacia do São Francisco.
Bacia do São Francisco, Bacia do rio Paraná e Bacia do Tocantins-Araguaia.
Bacia do Rio Amazonas, Bacia do rio Paraguai e Bacia do rio Paraná.
Bacia do Rio Uruguai, Bacia do Rio Paraguai e Bacia do Paraná.