Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.
interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.
observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.