Um tsunami foi registrado na Nova Caledônia e Vanuatu após um terremoto de magnitude 7,3 atingir as ilhas do Pacífico dia 19/11/2017. A ocorrência desses fenômenos é comum em muitas regiões do globo, provocando a invasão de áreas litorâneas, que rapidamente, resultam em efeitos catastróficos, trazendo mortes de centenas de pessoas e deixando outras desabrigadas. E suas causas podem ser decorrentes de várias situações.
Mas o principal fator para a formação de tsunamis é a atividade tectônica, resultante da dinâmica:
do encontro entre duas placas tectônicas em uma área geologicamente muito instável, no fundo do oceano, com deslocamento do solo e propagação de ondas.
da movimentação das placas tectônicas em regiões de estabilidade, no fundo do oceano, sem deslocamento do solo e com propagação de ondas.
do movimento das placas em áreas de convergência e estabilidade, no fundo do oceano sem deslocamento do solo e propagação de ondas.
do atrito das placas oceânicas em regiões de obducção e geologicamente de estabilidade, com propagação de ondas e deslocamento do solo.
da colisão entre duas placas tectônicas no sentido tangencial, em área de instabilidade, sem propagação de ondas sem deslocamento do solo.