Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas 2022

Um trem está em repouso sobre trilhos retilíneos e horizontais. Sobre o piso horizontal de um dos vagões há um caixote, como ilustra a figura a seguir. Nesse caso, o piso exerce sobre o caixote uma força \(\overrightarrow{f}\).



Em um dado instante, o trem parte uniformemente acelerado. Apesar disso, o caixote permanece em repouso em relação ao vagão.


Nesse caso, o piso exerce sobre o caixote uma força \(\overrightarrow{f}\)` .Essas forças \(\overrightarrow{f}\) e \(\overrightarrow{f}\)` são tais que

a

|\(\overrightarrow{f}\)`| > |\(\overrightarrow{f}\)|.

b

|\(\overrightarrow{f}\)`| |\(\overrightarrow{f}\)|.

c

|\(\overrightarrow{f}\)`| = |\(\overrightarrow{f}\)|.

d

|\(\overrightarrow{f}\)`| |\(\overrightarrow{f}\)|.

e

|\(\overrightarrow{f}\)`| < |\(\overrightarrow{f}\)|.

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Resposta
A

Resolução

Seja \(m\) a massa do caixote e \(g\) a aceleração da gravidade.

1. Situação inicial (trem em repouso)

  • Forças que o piso (vagão) exerce no caixote: apenas a força normal \(\vec N\).
  • Como o caixote está em repouso em relação ao solo, não há movimento nem tentativa de deslizamento ➜ atrito estático é nulo.
  • As forças verticais se equilibram: \(N = mg\).

Logo, a força total exercida pelo piso, designada \(\vec f\), tem módulo

\[|\vec f| = N = mg.\]

2. Situação após a partida (trem acelerado)

  • O trem adquire aceleração horizontal \(a\).
  • O caixote continua em repouso relativamente ao vagão; logo, em relação ao solo ele também possui aceleração \(a\).
  • Para produzir essa aceleração é necessário uma força horizontal sobre o caixote: ela é o atrito estático \(\vec F_e\), de módulo \(F_e = ma\).
  • Ainda não há aceleração vertical ➜ a normal continua valendo \(N' = mg\).

Agora o piso exerce simultaneamente:

  • Normal vertical \(\vec N'\) (módulo \(mg\));
  • Atrito estático horizontal \(\vec F_e\) (módulo \(ma\)).

A força resultante do piso, indicada por \(\vec f\,'\), é a soma vetorial dessas duas componentes perpendiculares. Seu módulo é

\[|\vec f\,'| = \sqrt{(mg)^2 + (ma)^2} = m\sqrt{g^{2}+a^{2}}.\]

3. Comparando os módulos

Como \(\sqrt{g^{2}+a^{2}} > g\) para qualquer \(a > 0\), concluímos:

\[|\vec f\,'| > |\vec f|.\]

Portanto, a alternativa correta é:

A) |\(\vec f\,'| > |\vec f|\,.

Dicas

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Quais componentes de força o piso pode exercer? Pense em normal e atrito.
Após o trem acelerar, há força horizontal? Qual o seu valor?
Use Pitágoras para combinar forças perpendiculares e compare os módulos.

Erros Comuns

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Ignorar o atrito estático e considerar apenas a normal depois da partida.
Achar que a normal aumenta com a aceleração (vertical), o que não ocorre porque não há aceleração na vertical.
Somar escalarmente, e não vetorialmente, as componentes normal e atrito.
Revisão
  • Segunda lei de Newton: \(\vec F_{\text{resultante}} = m\vec a\).
  • Força normal (N): componente de contato perpendicular entre superfícies; ajusta-se para equilibrar o peso se não houver aceleração vertical.
  • Atrito estático (Fe): força paralela à superfície que impede deslizamento, podendo variar até um valor máximo \(\mu_e N\).
  • Soma vetorial perpendicular: se duas forças perpendiculares atuam no mesmo corpo, o módulo da resultante é a hipotenusa de um triângulo retângulo.
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