Um sistema geodésico de referência é formado por um conjunto de pontos geodésicos descritores da superfície topográfica (física) da terra, implantados e materializados na porção da superfície terrestre, com vistas as finalidades da sua utilização, que vão desde o atendimento a projetos internacionais de cunho científico até o apoio aos levantamentos no horizonte topográficos, onde prevalecem os critérios de exatidão sobre as simplificações para a Figura da Terra. Sobre os sistemas geodésicos é CORRETO afirmar.
Um sistema Geodésico de Referência é considerado mundial quando o terno cartesiano (X, Y, Z) é topocêntrico e apresenta características regionais, significando dizer que o modelo se ajusta ao geóide global.
O Sistema Geodésico Brasileiro SAD 69, tem como elipsoide de referência o Elipsóide De Referência Internacional de 1967 e Datum vertical Imbituba-SC.A origem do sistema é no centro de massa da terra.
O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000), tem como elipsoide de referência o Elipsoide GRS80 e Datum vertical Imbituba-SC.
O Sistema Sirgas 2000 e o Sistema WGS 84, embora ambos sejam geocêntricos, apresentam incompatibilidade entre sistemas pois a diferença entre coordenadas calculadas em ambas é da ordem de 1m.