Um sério problema de saúde pública mundial são as enteroparasitoses. No Brasil, essas doenças ocorrem nas diversas regiões do país, seja em zona rural ou urbana e em diferentes faixas etárias. Essas afecções estão correlacionadas com níveis socioeconômicos mais baixos e condições precárias de saneamento básico, representando um flagelo, sobretudo para as populações mais pobres. A amebíase ou disenteria bacteriana é causada pelo parasita Entamoeba histolytica. É adquirida pela ingestão de cistos de entameba presentes na água e alimentos contaminados com fezes de pessoas parasitadas. Sobre a Entamoeba histolytica pode-se afirmar:
I. Entamoeba histolytica é um protozoário, que representam um grupo de organismos unicelulares heterotróficos.
II. Entamoeba histolytica pertencente ao filo zoomastigophora, e se locomovem, por meio de filamentos delgados denominados flagelos.
III. Entamoeba histolytica é um parasita pertencente ao filo Rhizopoda, também chamado Sarcodina que se locomovem, por meio de expansões citoplasmáticas denominadas pseudópodes.
IV. Entamoeba histolytica protozoário, que apresenta célula flexível sem estruturas de sustentação, locomoção e captura de alimentos por meio de pseudópodes.
V. Entamoeba histolytica é um platelminto, que representam um grupo de organismos unicelulares heterotróficos.
Está(ão) correta(s) apenas:
I e II
I, III e IV
I, II, III e IV
II
I e V