Um pesquisador investigou a relação entre o desempenho escolar de crianças de 5a série e suas rendas familiares, obtendo um histograma (Gráfico 1) o qual apresenta no eixo horizontal as faixas da renda familiar e no eixo vertical o valor médio das notas das crianças obtidas em um teste padrão. Também investigou o desempenho escolar de crianças e o hábito de leitura dos pais, obtendo outro histograma (Gráfico 2) o qual apresenta no eixo horizontal a quantidade de horas semanais que os pais dedicam à leitura e no eixo vertical o valor médio das notas das crianças obtidas no mesmo teste padrão.
Gráfico 1
Gráfico 2
A partir da análise dos gráficos, podemos inferir que:
Rendas familiares abaixo de uma certa faixa estão relacionadas a um baixo desempenho das crianças. A partir dessa faixa de renda, o desempenho melhora significativamente, mas faixas de renda ainda maiores não implicam um incremento no desempenho do estudante. Por outro lado, a nota média das crianças parece subir lentamente à medida que mais horas semanais são dedicadas pelos pais à leitura, podendo atingir valores superiores aos encontrados quando se leva em consideração a renda familiar.
As rendas familiares não parecem ter impacto algum sobre a notas obtidas pelas crianças. Por outro lado, a nota média das crianças parece subir lentamente à medida que mais horas semanais são dedicadas pelos pais à leitura, podendo porém atingir valores superiores aos encontrados quando se leva em consideração a renda familiar.
Rendas familiares abaixo de um certa faixa estão relacionadas a um baixo desempenho das crianças. A partir dessa faixa de renda, o desempenho melhora siginificativamente, mas faixas de renda ainda maiores não implicam um incremento no desempenho do estudante. Por outro lado, a nota média das crianças parece não ser influenciada pela quantidade de horas semanais que são dedicadas pelos pais à leitura.
Tanto a renda familiar quanto a quantidade de horas semanais dedicadas pelos pais à leitura parecem não influenciar a nota média das crianças.
A renda familiar e a quantidade de horas semanais dedicadas pelos pais à leitura parecem influenciar as notas das crianças de forma idêntica.