Um patrimônio cultural é uma referência para um grupo de pessoas.
No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura, é um dos organismos que identificam esses referenciais – que podem ser materiais ou não – e também os divulgam, por meio de ações que possibilitam o reconhecimento e a preservação de tais referenciais.
No ano de 2010, o IPHAN registrou como patrimônio imaterial o sistema de agricultura do Alto Rio Negro, na região amazônica, reconhecendo assim os saberes de mais de vinte povos indígenas sobre as formas apropriadas de cultivo e manejo florestal.
A difusão desses conhecimentos é fundamental para que a sociedade brasileira possa aprender a desenvolver atividades agrícolas menos danosas ao meio ambiente.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
o sistema agrícola do Alto Rio Negro permitiu a conservação de áreas de mata nativa da caatinga brasileira, constantemente ameaçadas por inundações.
o registro desses conhecimentos indígenas como patrimônio e a sua divulgação possibilitam o aprendizado e a prática de técnicas agrícolas sustentáveis.
as tecnologias de agricultura sustentável de exportação foram implantadas a partir dos conhecimentos desses povos indígenas do Centro-Sul do Brasil.
os conhecimentos agrícolas dos povos indígenas do Maranhão, registrados há décadas pelo IPHAN, permitiram conter o desmatamento da floresta amazônica.
o IPHAN reconheceu como danosas à natureza as práticas agrícolas realizadas nas últimas décadas pelos povos indígenas do Alto Rio Negro, recomendando a adoção de outras.