ENEM 2017

Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s². Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s². O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem.

Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?

a
2,90 m.
b
14,0 m.
c
14,5 m.
d
15,0 m.
e
17,4 m.
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Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise e Solução Detalhada da Questão

O problema pede a diferença entre a distância total percorrida pelo motorista desatento e a distância total percorrida pelo motorista atento, desde o momento em que a emergência é percebida (pelo motorista atento) até a parada completa de ambos os carros.

1. Cálculo da distância de frenagem do motorista atento:

O motorista atento começa a frear quando sua velocidade é \( v_{0,atento} = 14,0 \, \text{m/s} \). A desaceleração durante a frenagem é \( a_{freio} = -5,00 \, \text{m/s}^2 \) (o sinal negativo indica que a aceleração se opõe ao movimento). A velocidade final é \( v_{f,atento} = 0 \, \text{m/s} \).

Usamos a equação de Torricelli \( v^2 = v_0^2 + 2a \Delta s \) para encontrar a distância de frenagem (\( \Delta s_{atento, freio} \)):

\[ 0^2 = (14,0)^2 + 2(-5,00) \Delta s_{atento, freio} \] \[ 0 = 196 - 10,0 \Delta s_{atento, freio} \] \[ 10,0 \Delta s_{atento, freio} = 196 \] \[ \Delta s_{atento, freio} = \frac{196}{10,0} = 19,6 \, \text{m} \]

Esta é a distância total percorrida pelo motorista atento desde o início da frenagem até parar.

2. Cálculo do movimento do motorista desatento:

O motorista desatento leva \( t_{reacao} = 1,00 \, \text{s} \) a mais para reagir. No instante em que o motorista atento começa a frear (com \( v = 14,0 \, \text{m/s} \)), o motorista desatento também está a \( 14,0 \, \text{m/s} \) (pois estavam em situação análoga), mas continua acelerando a \( a_{acel} = 1,00 \, \text{m/s}^2 \) durante esse 1,00 s de tempo de reação.

2.1. Movimento durante o tempo de reação (1,00 s):

Calculamos a velocidade do motorista desatento ao final do tempo de reação (início da frenagem) usando \( v = v_0 + at \):

\[ v_{0,desatento, freio} = 14,0 + (1,00)(1,00) = 15,0 \, \text{m/s} \]

Calculamos a distância percorrida durante este tempo de reação usando \( \Delta s = v_0 t + \frac{1}{2}at^2 \):

\[ \Delta s_{desatento, reacao} = (14,0)(1,00) + \frac{1}{2}(1,00)(1,00)^2 \] \[ \Delta s_{desatento, reacao} = 14,0 + 0,5 = 14,5 \, \text{m} \]

2.2. Frenagem do motorista desatento:

O motorista desatento começa a frear com velocidade \( v_{0,desatento, freio} = 15,0 \, \text{m/s} \) e desaceleração \( a_{freio} = -5,00 \, \text{m/s}^2 \). A velocidade final é \( v_{f,desatento} = 0 \, \text{m/s} \).

Usamos novamente a equação de Torricelli para encontrar a distância de frenagem (\( \Delta s_{desatento, freio} \)):

\[ 0^2 = (15,0)^2 + 2(-5,00) \Delta s_{desatento, freio} \] \[ 0 = 225 - 10,0 \Delta s_{desatento, freio} \] \[ 10,0 \Delta s_{desatento, freio} = 225 \] \[ \Delta s_{desatento, freio} = \frac{225}{10,0} = 22,5 \, \text{m} \]

2.3. Distância total percorrida pelo motorista desatento:

A distância total é a soma da distância percorrida durante o tempo de reação e a distância de frenagem:

\[ d_{total, desatento} = \Delta s_{desatento, reacao} + \Delta s_{desatento, freio} \] \[ d_{total, desatento} = 14,5 + 22,5 = 37,0 \, \text{m} \]

3. Diferença entre as distâncias:

A pergunta pede a distância que o motorista desatento percorre a mais que o motorista atento:

\[ \text{Diferença} = d_{total, desatento} - \Delta s_{atento, freio} \] \[ \text{Diferença} = 37,0 - 19,6 = 17,4 \, \text{m} \]

Conclusão:

O motorista desatento percorre 17,4 m a mais do que o motorista atento até a parada total dos carros.

Dicas

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Calcule separadamente a distância total percorrida por cada motorista até parar, começando do instante em que a emergência é percebida.
Lembre-se que o motorista desatento continua acelerando durante o segundo extra de tempo de reação.
Use a equação de Torricelli (\( v^2 = v_0^2 + 2a \Delta s \)) para calcular as distâncias de frenagem.

Erros Comuns

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Esquecer de calcular a distância percorrida pelo motorista desatento durante o tempo de reação (1,00 s).
Assumir que o motorista desatento começa a frear com a mesma velocidade que o motorista atento (14,0 m/s), ignorando a aceleração durante o tempo de reação.
Calcular apenas a diferença nas distâncias de frenagem (22,5 m - 19,6 m = 2,9 m), que corresponde à alternativa A.
Confundir velocidade com distância, escolhendo alternativas baseadas nas velocidades calculadas (14,0 m/s ou 15,0 m/s).
Considerar apenas a distância percorrida durante o tempo de reação do motorista desatento (14,5 m) como a resposta final (alternativa C).
Erro de sinal ao usar a aceleração de frenagem (usar +5,00 m/s² em vez de -5,00 m/s²).
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Movimento Uniformemente Variado (MUV): Movimento onde a aceleração escalar é constante e diferente de zero. As equações horárias que descrevem este movimento são:
    • Função horária da velocidade: \( v = v_0 + at \)
    • Função horária da posição: \( s = s_0 + v_0 t + \frac{1}{2}at^2 \)
    • Equação de Torricelli (relaciona velocidade e deslocamento sem o tempo): \( v^2 = v_0^2 + 2a \Delta s \)
  • Aceleração e Desaceleração: Aceleração positiva (\( a > 0 \)) geralmente indica aumento de velocidade (se \( v>0 \)), enquanto aceleração negativa (\( a < 0 \)) indica diminuição de velocidade (desaceleração, se \( v>0 \)) ou aumento de velocidade no sentido oposto. No problema, a frenagem é uma desaceleração, representada por uma aceleração negativa.
  • Tempo de Reação: Intervalo de tempo entre a percepção de um estímulo (a emergência) e o início da resposta (acionar o freio). Durante o tempo de reação, o veículo continua seu movimento anterior (neste caso, acelerando).
10%
Taxa de acerto
0.4
Média de pontos TRI
Habilidade

Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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