Um material, qualquer que seja sua natureza, conduz eletricidade quando dispõe de elétrons livres que se movimentam através desse material. Entretanto, os semicondutores só conduzem corrente elétrica ao receberem estímulos externos, como temperatura ou aplicação de um campo elétrico. Os polímeros convencionais e os plásticos, em geral, não conduzem eletricidade porque os elétrons de valência dos átomos que compõem as cadeias da estrutura são usados na formação de ligações covalentes. O desenvolvimento de novos materiais, a exemplo de polímeros conjugados em que os elétrons desemparelhados permitem a condução de eletricidade quando os estímulos externos são suficientemente fortes, possibilitou a utilização desses materiais como semicondutores. (SANTOS, 2012)
Considerando-se a informação do texto e os modelos de ligações químicas, é correto afirmar:
A formação de ligações químicas envolve todos os elétrons presentes nos átomos participantes.
O modelo da ligação covalente considera que os átomos compartilham par ou pares de elétrons entre si.
A condução elétrica nos polímeros conjugados ocorre por meio de ligações múltiplas localizadas entre os átomos de carbono.
A condutibilidade elétrica de compostos iônicos, no estado sólido, está associada ao movimento dos íons na estrutura química.
Os elétrons de valência na ligação metálica estão fortemente ligados aos cátions do retículo cristalino, o que facilita a condução da corrente elétrica.