ENEM 2017 segunda aplicação

Um marceneiro recebeu a encomenda de uma passarela de 14,935 m sobre um pequeno lago, conforme a Figura I. A obra será executada com tábuas de 10 cm de largura, que já estão com o comprimento necessário para instalação, deixando-se um espaçamento de 15 mm entre tábuas consecutivas, de acordo com a planta do projeto na Figura II.

Desconsiderando-se eventuais perdas com cortes durante a execução do projeto, quantas tábuas, no mínimo, o marceneiro necessitará para a execução da encomenda?

a

60.

b

100.

c

130.

d

150.

e

598.

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Resposta
C
Tempo médio
3 min

Resolução

Passo a Passo da Solução:

  1. Identificar as informações relevantes:

    • Comprimento total da passarela (largura a ser coberta): 14,935 m
    • Largura de cada tábua: 10 cm
    • Espaçamento entre tábuas consecutivas: 15 mm
    • Objetivo: Calcular o número mínimo de tábuas (n).
  2. Converter todas as medidas para a mesma unidade: É mais fácil trabalhar com milímetros (mm) para evitar decimais nas medidas menores.

    • Comprimento total: \(14,935 \text{ m} = 14,935 \times 1000 \text{ mm} = 14935 \text{ mm}\)
    • Largura da tábua: \(10 \text{ cm} = 10 \times 10 \text{ mm} = 100 \text{ mm}\)
    • Espaçamento: \(15 \text{ mm}\)
  3. Modelar a situação: A largura total da passarela é coberta por 'n' tábuas e 'n-1' espaçamentos entre elas. Imagine a sequência: Tábua - Espaço - Tábua - Espaço ... Tábua. A última tábua não tem um espaço *depois* dela que contribua para a largura total.

    A largura total pode ser expressa pela equação:

    Largura Total = (Número de tábuas \(\times\) Largura da tábua) + (Número de espaços \(\times\) Largura do espaço)

    \(14935 = (n \times 100) + ((n-1) \times 15)\)

  4. Resolver a equação para n:

    \(14935 = 100n + 15(n-1)\)

    \(14935 = 100n + 15n - 15\)

    \(14935 = 115n - 15\)

    Adicionar 15 a ambos os lados:

    \(14935 + 15 = 115n\)

    \(14950 = 115n\)

    Isolar n:

    \(n = \frac{14950}{115}\)

  5. Realizar a divisão:

    Dividindo 14950 por 115:

    \[ \begin{array}{r} 130 \\ 115 \overline{) 14950} \\ -115 \downarrow \\ \hline 345 \\ -345 \downarrow \\ \hline 00 \\ -0 \\ \hline 0 \end{array} \]

    \(n = 130\)

  6. Concluir: O marceneiro necessitará de, no mínimo, 130 tábuas.

Dicas

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Primeiro, certifique-se de que todas as medidas (largura total, largura da tábua, espaçamento) estão na mesma unidade. Milímetros pode ser uma boa escolha.
Pense em como a largura total é formada. É uma sequência de tábuas e espaços. Se houver 'n' tábuas, quantos espaços existirão *entre* elas?
Escreva uma equação que represente a largura total como a soma das larguras de todas as tábuas mais a soma das larguras de todos os espaços entre elas.

Erros Comuns

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Erro na conversão de unidades (não converter ou converter incorretamente m, cm e mm).
Erro ao modelar o problema: considerar 'n' espaços em vez de 'n-1' espaços entre as 'n' tábuas.
Ignorar os espaços e dividir a largura total apenas pela largura da tábua (14935 mm / 100 mm ≈ 149).
Dividir a largura total pela soma da largura da tábua e do espaço (14935 mm / 115 mm ≈ 129,87) e arredondar incorretamente ou não perceber que este cálculo não representa a situação exata (falta o ajuste do último espaço).
Erros de cálculo aritmético durante a resolução da equação.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Conversão de Unidades de Comprimento: É fundamental saber converter unidades de medida (metros, centímetros, milímetros) para realizar cálculos corretamente. Lembre-se: 1 m = 100 cm = 1000 mm; 1 cm = 10 mm.
  • Modelagem Algébrica: Traduzir um problema do mundo real, descrito em palavras e imagens, para uma equação matemática (neste caso, uma equação linear de 1º grau).
  • Resolução de Equações de 1º Grau: Isolar a incógnita (neste caso, 'n', o número de tábuas) aplicando operações inversas em ambos os lados da equação.
  • Interpretação de Problemas Geométricos: Compreender como os elementos (tábuas e espaços) se combinam para formar o todo (largura total da passarela) e identificar o padrão de repetição.
Habilidade

Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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