Um guerreiro sem espada
sem faca, foice ou facão
armado só de amor
segurando um giz na mão
o livro é seu escudo
que lhe protege de tudo
que possa lhe causar dor
por isso eu tenho dito
Tenho fé e acredito
na força do professor.
(Trecho do texto “A Força do Professor”, de Bráulio Bessa.)
A partir do trecho acima, podemos afirmar que
I. a força do professor é a mesma de um guerreiro que usa armas de guerra em prol do saber.
II. o professor usa o livro como insígnia do saber, para impor seus conhecimentos aos alunos.
III. “escudo” é, no texto, um exemplo de metáfora, cujo emprego é inadequado, pois o saber não pode se ancorar em armas de guerra.
IV. o emprego do pronome “lhe”, em “lhe protege”, tem a mesma função do “lhe” em “lhe causar dor”.
V. o pronome “lhe”, em “lhe protege”, apesar de não recomendado pela orientação gramatical tradicional, é aceitável como forma de comunicação.
Está correto o que se afirma apenas em
V.
III.
I, II e III.
III e V.
IV e V.