Um grupo internacional de pesquisadores acaba de descobrir em tecidos sadios de humanos e camundongos uma nova forma de DNA proveniente de pequenos cortes no DNA cromossômico. Esse material genético não está presente no núcleo de todas as células, o que significa que temos células com diferentes sequências de DNA – um verdadeiro mosaico genético. [...] O novo DNA foi batizado de microDNA por ser muito pequeno, com no máximo 400 unidades básicas (bases nitrogenadas) – uma quantidade ínfima se comparada aos cerca de 3 bilhões do DNA cromossômico. Além disso, ele não tem a forma de uma hélice linear, mas sim circular.
Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/03/novo-dna/?searchterm=dna>. Acesso em: 01 maio 2012. Adaptado.
A teoria estrutural mais aceita a respeito do DNA cromossômico obedece ao modelo de Watson & Crick de 1953. Esse modelo postula que o DNA é composto por uma dupla hélice formada por duas cadeias polinucleotídicas compostas por tipos diferentes de bases nitrogenadas que se ligam entre si.
Observe as afirmativas seguintes a respeito do DNA cromossômico.
I - As bases nitrogenadas do DNA podem ser do tipo citosina, guanina, adenina e uracila.
II - As duas fi tas são mantidas unidas por ligações de hidrogênio, que são desfeitas no momento em que a molécula inicia a sua duplicação.
III - A duplicação do DNA é semiconservativa, ou seja, toda fi ta nova de DNA formada possui uma das fi tas originária do DNA que foi usado como molde.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.