Um fármaco estará mais ou menos ionizado, dependendo do valor de seu pKa e do pH do meio biológico em que se encontra. Geralmente, a forma não ionizada de um fármaco é mais lipossolúvel que a forma ionizada e, portanto, essa característica influenciará diretamente na passagem dessas substâncias através das membranas biológicas, sendo determinante nos processos de absorção.
A figura ao lado apresenta a fórmula estrutural do ibuprofeno. Esse fármaco é indicado para uma série de problemas, principalmente para casos de dor de origem inflamatória, como artrites, dores traumáticas, inflamações dentárias, entre outras. De acordo com a literatura, o ibuprofeno tem um Ka = 6,3 × 10-6, ou seja, um pKa = 5,2.
Levando-se em consideração as informações apresentadas acima e admitindo que os valores de pH do estômago e do intestino delgado sejam iguais a 1,2 e 7,2, respectivamente, assinale a alternativa correta.
O ibuprofeno é um ácido orgânico monoprótico forte.
O ibuprofeno é preferencialmente absorvido no estômago.
O pH do estômago é muito baixo e, por este motivo, neste órgão, o ibuprofeno encontra-se preferencialmente na forma ionizada.
O ibuprofeno é preferencialmente absorvido no intestino delgado.
A concentração molar de íons hidrônio no intestino delgado, quando comparada à do estômago, é 1000 vezes menor.