Unisinos Verão 2015

“Um estudo divulgado em 2008 pelo Instituto de Pesquisas e Economia Aplicada (IPEA) revelou que, em 2006, cerca de 5% da população negra obtinha diploma de nível superior antes dos trinta anos de idade. Três décadas antes, essa porcentagem era de 0,7%. Nessas mesmas três décadas, a porcentagem da população branca com curso universitário antes dos 30 anos passou de 5% para 18%. Um estudo do IPEA, com base no Pnad (Plano Nacional por Amostra de Domicílios) de 2008, revela que o índice de analfabetismo entre os negros é duas vezes maior do que entre os brancos e que o número de jovens brancos que frequenta o ensino médio é 44,5% maior em comparação com o dos negros”.

 

(AZEVEDO, Gislaine Campos; SERIACOPI, Reinaldo. História em movimento. Do século XIX aos dias de hoje. São Paulo: Ática, 2013, p. 85).

 

Os dados comparativos entre brancos e negros reproduzidos acima oferecem apenas uma tênue imagem das profundas diferenças sociais que marcam a sociedade brasileira ainda nos dias de hoje. Historicamente, é possível explicar essa realidade atual, em parte, pelas seguintes razões:

 

I – O fim da escravidão não assegurou aos negros o acesso imediato ao ensino. Na virada do século XIX para o XX, a educação dessas pessoas dava-se muito mais por meio de entidades negras de caráter cívico e recreativo do que por intermédio das escolas.

II – Impossibilitados de ler e escrever, os negros ficavam também impedidos de participar na vida política do Brasil, pois os analfabetos não tinham direito de voto.

III – A falta de escolaridade também dificultava o acesso dos negros ao mercado de trabalho, que dava preferência aos imigrantes e a profissionais com qualificação e escolarização.

 

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar:

a

apenas I está correta.

b

apenas I e II estão corretas.

c

apenas I e III estão corretas.

d

apenas II e III estão corretas.

e

I, II e III estão corretas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar