Um estudante de química tentou verificar em laboratório a Lei de conservação da massa, proposta por Antoine Lavoisier. Ele acompanhou duas reações em um recipiente de vidro aberto sobre uma balança analítica, medindo, dessa forma, a massa dos reagentes de partida e a massa dos produtos formados. A primeira reação foi a queima do magnésio metálico em ar, formando um sólido esbranquiçado e, para sua surpresa, a massa do sistema final foi maior que a do sistema inicial. Por outro lado, no segundo teste reacional, ao aquecer uma amostra de açúcar até transformá-lo em caramelo observou a diminuição da massa final em relação a inicial.
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano, v. 1. 4 ed. Moderna: São Paulo, 2006.
Qual foi o erro cometido pelo estudante (se houver) e por que ele não observou a conservação da massa dos reagentes e produtos em sua experimentação?
Em um sistema aberto, não é possível observar a Lei de conservação da massa uma vez que as correntes de ar podem interferir na pesagem dos materiais.
As reações de queima não seguem a Lei de Lavoisier, porque envolvem o oxigênio molecular (O2) como reagente, que, por ser gasoso, é de difícil pesagem.
Os experimentos deveriam ter sido realizados em sistemas fechados. No primeiro estudo houve ganho de massa da vizinhança e, no segundo, houve perda de massa para a vizinhança.
O estudante não cometeu nenhum engano e deveria ter observado massa constante nos dois experimentos, conforme o esperado. Provavelmente, o erro analítico foi devido a algum defeito na balança analítica utilizada.
As reações escolhidas não seguem a Lei de Lavoisier, pois na primeira ocorre a criação de nova matéria e, na segunda há a destruição do material de partida.