Um dos principais problemas da Filosofia da Idade Moderna foi o problema do conhecimento. Essa questão envolvia vários aspectos: determinar de onde vêm nossos conhecimentos, justificar sua validade, encontrar critérios para reconhecer quando um conhecimento é certo e, finalmente, determinar os limites do conhecimento humano. Considere agora as seguintes afirmativas sobre aquela questão central da Filosofia Moderna.
I- Para os filósofos racionalistas, as ciências matemáticas e em especial a Geometria não apenas são um exemplo de certeza, mas também são o modelo para qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro.
II- Para Hume o princípio de causalidade é um fundamento sólido para nosso conhecimento da Natureza.
III- Segundo Locke as ideias de número, tempo e duração são inatas.
IV- Na Filosofia de Descartes a prova da existência de Deus tem a função de garantir que nossas ideias claras e distintas correspondam a realidades existentes fora de nossa mente.
V- Ao afirmar que o conhecimento humano precisa tanto de intuições quanto de conceitos, Kant superou a oposição entre o empirismo e o racionalismo. Com efeito, ele salientou que o conhecimento humano necessita tanto da razão quanto da sensibilidade.
Assinale a alternativa correta.