Um dos meios de identificar moléculas de DNA de tamanhos diferentes é a técnica de eletroforese.
Nessa técnica, amostras de DNA são pipetadas em um gel de agarose, análoga a uma malha molecular, que após a colocação de uma voltagem servirá para separar as fitas de DNA de tamanhos diversos.
Considere a imagem ao lado, que representa uma cuba de eletroforese.
Referência: http://fingerprint-vinculos-geneticos.blogspot.com/20 11 /06/vinculos-geneticos-dna-fingerprint.html
Com relação a esse procedimento, assinale a alternativa correta:
O DNA tem carga resultante negativa devido à pentose. As maiores fitas de DNA são as que se deslocam mais através do gel, já que para uma mesma força, a aceleração é maior quanto menor for a massa.
O DNA tem carga resultante negativa devido ao grupo fosfato. As menores fitas de DNA são as que se deslocam mais através do gel, já que para uma mesma força, a aceleração é maior quanto menor for a massa.
O DNA deve ser pipetado no ânodo, já que a sua carga resultante é positiva. As maiores fitas de DNA são as que se deslocam mais através do gel, já que para uma mesma força, a aceleração é maior quanto menor for a massa.
O DNA deve ser pipetado no ânodo, já que a sua carga resultante é negativa. As menores fitas de DNA são as que se deslocam mais através do gel, já que para uma mesma força, a aceleração é maior quanto menor for a massa.