Um dos maiores problemas da atualidade é a expressiva carência alimentar de vários países africanos. O texto e o mapa a seguir descrevem esta situação.
CONDENADOS À FOME
No fim de julho, a ONU decretou que a região africana, em destaque no mapa, está sob estado de fome (...). Esse é o alerta que leva entidades de todo o mundo a enviar alimentos, remédios e médicos para atender os necessitados. Contudo, isso não ocorrerá na Somália. Seus habitantes não poderão ser socorridos pela solidariedade mundial, pois esse é o desejo do grupo Al Shabab, subordinados à Al Qaeda, que controla o sul do país.
Revista Veja – 10/8/2011. p. 98. Texto Adaptado.
Com base nas informações obtidas no texto e no mapa acima, é CORRETO afirmar que a fome na Somália está associada
à disputa de poder e aos conflitos territoriais, que desencadearam guerras civis em vários países do Sudeste africano.
à intensa seca, que tem sido a principal causa da desnutrição infantil, deixando a região devastada e em estado de extrema pobreza.
às raízes do flagelo do Noroeste africano, sustentadas pelo modelo de dependência econômica implantado pelo colonialismo europeu no continente
aos problemas sociais do chamado Chifre da África, agravados em função da atuação das milícias, que impedem a entrada dos países ocidentais na Somália.